top of page

A importância do gestor educacional no papel de líder da instituição de ensino

  • Foto do escritor: ABB
    ABB
  • 21 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de fev. de 2023

Quando se fala em gestão educacional, presume-se a participação efetiva do líder à frente dos processos educativos na escola, que precisa adotar mecanismos capazes de suplementar essa liderança. Daí a necessidade de investigar a importância do papel do gestor educacional na instituição de ensino, expor os desafios enfrentados nesse papel e caracterizar suas atribuições. Além disso, faz-se necessário discutir a importância da liderança do gestor na construção do projeto político-pedagógico (PPP).


ree

“Em linhas gerais, podemos elencar atribuições que perpassam desde o cumprimento das funções técnico-administrativas, até o bem-estar dos sujeitos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem” (Godoy et al., s/d).

Nesse sentido, o objetivo central desse trabalho é analisar a importância do papel de líder que o gestor educacional deve ter dentro da Unidade Escolar (UE). Com o intuito de abarcar os objetivos propostos, realizou-se um estudo bibliográfico, a partir da análise de artigos científicos publicados no meio eletrônico e materiais impressos da literatura, fundamentando as contribuições dos autores referenciados.

Em síntese, este artigo discorre sobre os desafios que o gestor, no papel de líder educacional, enfrenta na instituição de ensino e como sua intervenção afeta os resultados desejados.


Desenvolvimento


"O gestor educacional é o principal responsável pela escola" e em decorrência disso deve pressupor a adoção de mecanismos capazes de favorecer o bom desempenho da comunidade escolar, pois um líder eficaz faz com que o programa de trabalho caminhe sem muitos imprevistos, onde os professores são dedicados, os alunos motivados e os funcionários atuam com boa vontade.

É importante, então, caracterizar a ação do gestor educacional, situando-o em um contexto democrático, que preze pela participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, atuando como corresponsáveis na elaboração do projeto pedagógico da escola. Além disso, a atuação do gestor deve eliminar qualquer prática considerada autoritária.

Para que se entenda a importância do gestor na escola, é necessário compreender o conceito de gestão educacional, que é um processo de articulação entre a dinâmica do ensino e as atuações práticas que acontecem na Unidade Escolar. Tal conceito é pautado nas diretrizes e políticas públicas educacionais. Isso quer dizer que a gestão permeia todo o processo pedagógico e o gestor deve conhecê-lo bem, estando a par de todas as tarefas realizadas na sua escola, não para controlar as decisões, mas para articular os aspectos que envolvem tal processo e atuar como elo entre os atores educacionais.

Sendo assim, a gestão como processo precisa ter legitimidade, levando em conta o sujeito como ser histórico, com particularidades, e deve propiciar os esforços necessários para que o aluno se eduque, pois ele aprende sendo sujeito.

Tomando como referência as ideias de Paro a legitimidade da gestão educacional é um dos desafios que o gestor encontra na instituição de ensino. Outros desafios são: estimular frequentemente a equipe, buscar a participação dos pais e/ou responsáveis, manter a qualidade do ensino-aprendizagem, gerir bem os recursos, acompanhar as mudanças no âmbito educacional, estimular a formação continuada do corpo docente, manter-se atualizado, entre outros. Os desafios são muitos, e a cada dia surgem novos, que demandam diferentes atitudes e tomada de decisões com base em seus diversos aspectos.

Tais desafios devem servir de incentivo para que o gestor perceba que ele sozinho não é capaz de "administrar" a instituição de ensino, pois, geralmente, a chave do sucesso das instituições escolares é imputada ao gestor educacional, porém esta se deve a toda a comunidade escolar, que abarca os processos educativos e trabalha em prol do triunfo escolar.

E vale citar que sua autoridade não pode ser confundida com a autoridade do chefe, que só fica ditando ordens. Ele precisa caminhar lado a lado com sua equipe, estimulando-a e encorajando-a.

 
 
 

Comentários


bottom of page